Jardim Botânico, 28 de Maio de 2024
Por Camila Fleury – Redação MCJB
A festança foi um verdadeiro sucesso, com shows musicais, espetáculo teatral, quadrilha junina, comidas típicas, fogueira e muita animação.
O frio da seca brasiliense não foi páreo para o calor humano e a alegria contagiante do Arraiá do Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), realizado nos dias 31 de maio e 1º de junho no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS) do Brasília Ambiental. Ao longo dos dois dias, o CPS se transformou em um palco de celebração da cultura popular brasileira. As bandas Som A+, Amendoins e Garoto Vip, além dos músicos locais Carlos Bom Som e Beto Alencar, agitaram o público com muito forró, xote, tecnobrega e MPB. A típica quadrilha junina ficou por conta do grupo Quadrilha Santo Afonso, de São Sebastião.
“Que festa linda o Movimento Comunitário promoveu para nossa comunidade!“, disse Marta Rosângela, moradora da Qc 09 do Mangueiral. “Além de ser uma festa tradicional, pude encontrar velhos conhecidos da comunidade em um dia de muita comida boa e música de qualidade. O frio não atrapalhou em nada porque até fogueira tinha. Adorei!”.
Entrada do CPS decorado para o Arraiá do Movimento Comunitário.
O arraiá do MCJB foi mais do que apenas uma festa junina. Foi um momento de união para a comunidade, onde os moradores puderam se encontrar, celebrar a tradição e fortalecer os laços de amizade. A alegria era contagiante, e o clima era de pura confraternização. Os organizadores calculam que mais de cinco mil pessoas circularam pela festa nos dois dias de evento.
Bianca Araújo, moradora de Taguatinga, veio acompanhada da família para o Arraiá e também se encantou com a festa: “Este foi o primeiro ano em que participei. O evento foi muito organizado, a estrutura disponível estava segura para receber um público de qualidade e a comida estava deliciosa. Todas as pessoas das barracas foram solícitas conosco, uma simpatia só. Destaco o atendimento do caixa volante com a fluidez no atendimento. Não ficamos quase nada em fila para comprar fichas e isso com certeza foi muito importante. Se volto ano que vem? Com certeza!“.
Comunidade reunida em volta da fogueira no Arraiá do Movimento Comunitário no CPS do Brasília Ambiental.
Para as crianças, a programação especial garantiu muita diversão. A Cia Fábula encantou a criançada com o espetáculo teatral “Arraiá da Fazendinha”, transformando o palco em uma verdadeira festa junina com animais falantes e gargalhadas contagiantes. A pescaria e o espaço kids também fizeram a alegria dos pequenos, que se divertiram com estalinhos, bolhas de sabão, bonecas, carrinhos e a disputa para pegar mais peixes.
A presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, Rose Marques, comenta o sucesso da festa: “A festa movimentou nossa economia regional, mais de 240 pessoas trabalharam e geraram renda por causa da festa junina. E foi um sucesso! Muitos elogios e feedbacks positivos desse projeto que fizemos com muito carinho. Nosso agradecimento especial aos parceiros, síndicos mantenedores, equipe de trabalho e, principalmente, nossa comunidade. Muito obrigada. Sem dúvidas essa festa não seria a mesma sem vocês”.