O Movimento Comunitário do Jardim Botânico recebeu, em assembleia geral ordinária desta terça-feira (19/03), síndicos e associados para apresentação da prestação de contas e do Relatório de Execução de Atividades do ano de 2023.
Por Camila Fleury – Redação MCJB – 22/03/2024.
Na última terça-feira, 19 de março, o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) reuniu seus associados e síndicos na Assembleia Geral Ordinária, para aprovação das contas do ano de 2023. A ocasião também serviu para celebrar as diversas conquistas da organização e apresentar os projetos para o futuro. No relatório de atividades apresentado via assembleia, as contas foram aprovadas por unanimidade. (Clique aqui para ter acesso ao relatório)
Um ano de conquistas
O MCJB teve um ano de 2023 marcado por grandes realizações. Entre elas, destacam-se:
- Janeiro – Início das obras do viaduto do Jardim Botânico: uma obra aguardada há anos pela comunidade, que vai melhorar a mobilidade urbana na região. (CLIQUE AQUI)
- Junho – Festa junina do JB: Celebração da cultura popular e fortalecimento da integração da comunidade. (CLIQUE AQUI)
- Setembro – 19º aniversário do Jardim Botânico: a comunidade se reuniu para celebrar a história e o desenvolvimento da cidade. (CLIQUE AQUI)
- Setembro – 4º Workshop de Regularização e Urbanização do Jardim Botânico (link): o evento reuniu especialistas e moradores para discutir os desafios e oportunidades para a regularização da cidade. (CLIQUE AQUI)
- Novembro – Debate com os candidatos ao Conselho Tutelar do JB: o MCJB promoveu um debate com os candidatos ao Conselho Tutelar, para que os moradores pudessem conhecer as propostas e escolher seus representantes. (CLIQUE AQUI)
- Dezembro – Ação solidária com crianças do CEF Jataí: o MCJB organizou uma campanha de doações para beneficiar centenas de crianças carentes estudantes do Centro de Educação Infantil Jataí. (CLIQUE AQUI)
Perspectivas para 2024
O MCJB tem planos ambiciosos para 2024, muitos já iniciados. Entre os principais projetos previstos, estão:
- Ampliação do programa de coleta seletiva no Jardim Botânico.
- Acompanhamento com o GDF para construção de quatro escolas públicas para atender as crianças da cidade: as escolas vão oferecer educação infantil, ensino fundamental e ensino médio de qualidade para cerca de 1000 crianças;
- Realização de cursos, palestras e oficinas para empreendedores da região: O projeto Escola de Sustentabilidade, que será executado em parceria com o SEBRAE-DF, vai promover atividades gratuitas de qualificação para moradores e empreendedores locais;
- Promoção de eventos culturais e esportivos: os eventos vão promover a integração da comunidade e o lazer dos moradores.
- Aniversário de 20 anos do Jardim Botânico: Organização de uma grande festa para celebrar a data da criação da região administrativa do Jardim Botânico.
Diretores, associados e síndicos reunidos no CPS do Brasília Ambiental para a apresentação de prestação de contas.
O ano de 2023 foi um ano de consolidação e crescimento, o primeiro ano em que o Movimento Comunitário do Jardim Botânico pôde executar, sem impedimentos relacionados à pandemia e bloqueios, os projetos que estavam previstos desde o início do acordo de cooperação com o IBRAM, o que permitiu o desenvolvimento de suas atividades no Centro de Práticas Sustentáveis – CPS.
O Movimento Comunitário do Jardim Botânico atua na defesa dos direitos da comunidade e na promoção da qualidade de vida no Jardim Botânico, além de ser um exemplo de organização comunitária que trabalha incansavelmente para melhorar a vida da comunidade.