Crise hídrica atinge duramente moradores do Jardim Botânico

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Crise hídrica atinge duramente moradores do Jardim Botânico

Jardim Botânico, 10 de Outubro de 2024
Por Camila Fleury – Redação MCJB

A CAESB afirma que não há racionamento de água, embora aponte para a seca severa que assola a capital. Mas o fato é que, nos últimos dias, partes do Jardim Botânico vem sofrendo os efeitos de  uma crise de abastecimento de água sem precedentes. São vários condomínios afetados. 

As reclamações sobre interrupções no fornecimento de água se repetem em diferentes condomínios e bairros da região. As quadras QC.01 a QC.09 do Jardins Mangueiral e vários outros condomínios, dentre eles Ouro Vermelho 1 e 2, Jardins do Lago, San Diego, Belvedere Green e Solar de Brasília, apresentam relatos de suspensão frequente e inesperada no fornecimento de água. 

A falta de água potável transformou o dia a dia de moradores do Jardim Botânico em um verdadeiro desafio. Segundo eles, a falta de água se intensificou desde o início de setembro, com impacto nas tarefas básicas, como cozinhar, tomar banho e lavar roupas, o que, além de atingir a rotina, a higiene pessoal e das casas, está trazendo uma enorme despesa para a qual ninguém se preparou: a compra de água mineral, que está sendo usada para beber e suprir as necessidades rotineiras. 

O que a CAESB diz

Indagada por e-mail pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) sobre o problema, a CAESB respondeu que o abastecimento de água potável está normal em todo o DF e que não há risco de racionamento em nenhuma das 35 regiões administrativas. Sobre os problemas específicos vividos pelo Jardim Botânico, a Companhia atribui a falta de água a diversos fatores, como a seca prolongada que reduziu os níveis dos mananciais – pequenos rios e córregos – que servem a região. Afirmou também que está realizando serviços de manutenção na rede para garantir o abastecimento e que eventuais interrupções são inevitáveis. 

Por fim, a CAESB ressaltou que todos os imóveis também  devem manter caixa d’água própria, conforme determina a resolução da ADASA nº 14/2011. Quem conta com uma caixa d’água e a mantém abastecida, afirma a companhia, não fica sem água durante as interrupções temporárias de abastecimento.

O que a comunidade pode fazer?

Os moradores afetados devem registrar suas reclamações nos canais oficiais de atendimento, como o site Participa.df e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Esse tipo de ação coletiva pode ajudar a pressionar por uma solução mais rápida e eficiente do problema, tendo em vista que, na avaliação de um número significativo de moradores, não está havendo interrupções eventuais, mas excessivamente frequentes, caracterizando possíveis problemas na infraestrutura, com possível agravamento pela seca prolongada. 

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